quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sociedade - Inglaterra

quinta-feira, 18 de agosto de 2011



Vídeo: Veja quem são os jovens que protestam na Inglaterra com o sociólogo Silvio Caccia Bava




Link: http://www.youtube.com/watch?v=HI1YSPHVeIA&feature=player_embedded



O berço neoliberal: a Inglaterra de Tatcher a Tottenham 


(...) Tottenham é a zona com o maior nível de desemprego de Londres e uma das dez mais pobres do Reino Unido. Com 75% de cortes no orçamento do bairro, desapareceram os clubes juvenis, essenciais durante o verão e as férias escolares. Com tanto tempo livre nas mãos, com uma desigualdade onde as receitas dos mais ricos cresceram 273 vezes mais que as dos mais pobres, em uma sociedade na qual o dinheiro se converteu em valor supremo, surpreende realmente que estes fatos ocorram? (...)


Fonte: http://bcm2008.envemkt.net/ver_mensagem.php?id=TH|4|131841|131307030746365700
.........................................

Eu comento

A crise social na Inglaterra se desenrola devido a problemas de educação e desemprego, sem políticas sociais que recuperem a cidadania dos jovens. Os atos violentos causados por esta parcela da sociedade são de revolta e pessimismo perante a economia inglesa, mas devem ser neutralizados, já que desencadeiam e ampliam os problemas, geográfica e socialmente. Isso não quer dizer, porém, que não existem oportunistas entre os encapuzados. Uns, com certeza, já deveriam ter sonhado em quebrar vitrines por prazer e essa era a hora.


Definir como criminalidade pura e desnecessária não seria nenhum equívoco, porém agir criminosamente sim. Contemplar-se recuado e submisso não é uma virtude, tampouco um sonho. As pessoas se sentem ameaçadas e impotentes, dessa forma, perdem-se em atitudes arcaicas de vandalismo pelo bem maior. A questão, contudo, deve ser canalizada ao desrespeito causado pelo Estado e a economia livre; uns deitam e dormem, outros acordam e sobrevivem.

Protestar é legal e alternativo, com fundamento social, econômico ou político, porém não se deve fundir isso à violência e achar que tudo está certo. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Discursos & Comentários ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates