terça-feira, 30 de agosto de 2011

Europa

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A monarquia ainda respira

Em pleno século 21, com internet banda larga, carro elétrico e outros artefatos modernos, viu-se um casamento da Disney acontecer realmente. Cavalaria, carruagens e até uma rainha de amarelo contribuíram para a direção de arte da festa inglesa, essa, por sua vez, permanecendo muito tradicional e exuberante.

A multidão, à espera do príncipe e da nova princesa, lotou as ruas londrinas, com a sensibilidade patriota e muito, mas muito saudosa. Devaneio puro. Uma fantasia, entretanto, que fez muitos voltarem a sonhar com o par perfeito. A cerimônia não estava chata, porque não esperavam que ela estivesse chata. Isso mostra como a imaginação das pessoas é ainda mais poderosa, consegue trazer à tona aquilo mais belo, que se viu muito no cinema e que se leu muito nos livros.

A expectativa era grande. O amor real também. O jornalismo verdadeiro cobriu o casamento como a guerra, porém com olhos limpos, sem fuligem ou sangue, mas emocionado e emocionando. 

Uns, no entanto, trataram como futilidade, outros como raridade medieval em conserva. O fato era esse, a união da realeza com a plebe, um conto de fadas, onde a população canta Lady Gaga e lê livros no IPAD.
-------------------------------------
Eu comento

A Inglaterra mais uma vez demonstrou como o nacionalismo existe entre seus cidadãos, como a monarquia ainda vive, ou melhor, sobrevive, em pleno século 21 e que, mesmo com tais fatos, continua ligada aos outros países europeus, em prol do bem-estar da União Europeia. Com algumas restrições, isso é simbolizado fortemente pelo Canal da Mancha, o signo da integração moderna, pós-Segunda Guerra Mundial, com a França, sua antiga rival (Guerra dos Cem Anos). 



0 comentários:

Postar um comentário

 
Discursos & Comentários ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates